Na sua 1º participação, o grupo de alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor vence na competição com o projeto de investigação - Bastidores do Vinho.
A qualidade científica dos resultados alcançados, as ações promovidas e a estratégia de comunicação desenvolvida, garantem a vitória da equipa Etxis.
A vitória levará a equipa ETXIS a participar num evento da Agência Espacial Europeia (ESA)no ESRIN, Centro de Observação da Terra da ESA, na cidade de Frascati em Itália nos próximos dias 20 e 21 de maio.
Apoios institucionais e parceiros foram muito importantes para ajudar a alcançar esta conquista.
Climate Detectives, o projeto educativo gerido Agência Espacial Europeia (ESA) e dinamizado pela ESERO Portugal e pela Ciência Viva.
Após meses de pesquisas, demonstrações e ações de comunicação na comunidade educativa, a equipa Etxis da Escola Secundária de Ponte de Sor recebeu no dia de ontem, 22 abril 2024, a magnífica notícia de que era a grande vencedora nacional da 6ª edição da competição - Detetives do Clima na categoria Avançados com o projeto de investigação - Bastidores do Vinho. Climate Detectives é um projeto gerido pela ESA – Agência Espacial Europeia em colaboração com a sua rede ESERO e outros parceiros estratégicos, caso da Ciência Viva em Portugal, que desafia jovens dos 8 aos 19 anos a fazer a diferença na investigação e proteção do planeta, ao identificar e investigar um problema ambiental ou climático da Terra.
A equipa Etxis, constituída pelos alunos Francisca Varela, Francisco Martins, Isabel Borges e Marisa Bicho, e coordenados pela professora Cristina Gonçalves, investigou ao longo de 4 meses a influência das alterações climáticas no ciclo de vida e produtividade da videira -planta que produz a uva e consequentemente permite a vinificação - recorrendo ao uso de imagens de satélite, aos valores do NDVI (Índice de Vegetação da Diferença Normalizada) correspondentes às mesmas, e à sua relação com valores de precipitação e temperatura.
Além do trabalho de investigação feito acerca deste problema climático, a equipa procurou também consciencializar a comunidade para a urgência do combate às alterações climáticas e para a importância da preservação da paisagem vitícola, recorrendo a uma estratégia de comunicação integrada, que se iniciou com a visita de estudo à Adega Ímpar em Fronteira, decorrida a 9 de janeiro, conduzida pelo enólogo José Reis, que deu a conhecer os diversos processos de vinificação e a importância deste para a cultura e a economia do Alto Alentejo, e prospetou com a criação de um website, a organização de eventos e a partilha de conteúdos relevantes nas redes sociais.
O suporte constante dos apoios institucionais e dos parceiros, foi fundamental para que os resultados alcançados tivessem este desejado desfecho – A vitória nacional na competição do projeto Europeu Detetives do Clima. Com esta vitória, a equipa Etxis da Escola Secundária de Ponte de Sor irá marcar presença no evento da ESA – Agência Espacial Europeia, a decorrer nos próximos dias 20 e 21 maio no ESRIN - Centro de Observação da Terra da ESA, localizado em Frascati, Itália; tendo assim a oportunidade de visitar as instalações do ESRIN, participar em workshops, partilhar os resultados do projeto – Bastidores do Vinho, conviver de perto com cientistas climáticos europeus e com as equipas vencedoras dos outros Estados Membros da União Europeia.
Mais informações sobre o projeto Bastidores do Vinho: https://brandruralis.wixsite.com/etxisdetetivesclima
Kommentare